1508 - a 27 de Julho foi instituída por carta de lei a Santa Casa da Misericórdia de Machico.

1529 - a 4 de Julho dá-se a fundação da Santa Casa da Misericórdia de Machico.

1748 - Procedeu-se à aquisição de algumas casas no sitio da banda D´Álem para nelas ser instalado um hospital e servirem de edifício sede da Misericórdia.

1803 - 9 de Outubro dá-se um forte aluvião de, que arrastou para o mar a Capela da Misericórdia e casa anexa, fazendo desaparecer todo o espolio histórico da instituição , informação, irremediavelmente perdida, indispensável para traçar uma resenha histórica da Misericórdia de Machico.

1810 - 2 de Julho conclusão das obras de recuperação da Capela dos Milagres e regresso da Imagem do Bom Jesus na Cruz ao referido templo.

1835 - Extinção da Irmandade.

1856 - é instalado um hospital que vem a desempenhar um papel importante no combate às epidemias coléricas que assolaram a Madeira neste período.

1862 - Encerramento do hospital

1954 - 23 de Outubro criação de uma maternidade no concelho de Machico propriedade da Misericórdia de Machico, para além dos cuidados de saúde ai prestados aquele espaço passou a funcionar também como sede da Instituição.

1975 - 11 de Novembro é aprovado um decreto de lei que determina o encerramento da maternidade.

1975 - A situação política do país e a consequente instabilidade social determinam o afastamento da mesa administrativa. Cria-se um vazio de liderança e a desmobilização dos associados quase impõe a extinção da Instituição.

1985 - Após algum período de inactividade neste ano é criada uma nova comissão com o intuito de reerguer a Instituição e fazer aprovar novos estatutos mais adequados à realidade social e associativa. A Irmandade conhece a partir desta data e sobretudo da década de 90 do séc. XX um novo período de desenvolvimento com novas metas e objectivos bem definidos.

1993 - 22 de Março tomada de posse da nova mesa administrativa cuja principal meta, a curto prazo, passava pela construção de um Lar e Centro de Dia.

1994 - 20 de Fevereiro escritura do terreno doado pela autarquia de Machico, com vista à construção do Lar e Centro de Dia.

1994 - 30 de Novembro adjudicação das obras de construção do Lar e Centro de Dia por um período de 540 dias.

1996 - 29 de Maio lançamento da primeira pedra para a construção do Lar e Centro de Dia da Misericórdia de Machico.

2000 - 23 de Setembro inauguração do Lar e Centro de Dia da Misericórdia de Machico.

2001 - 1 de Fevereiro verifica-se o inicio de actividade do Infantário Rainha Santa Isabel com 22 crianças, com gestão do Instituto S. João de Deus.

2002 - 7 de Outubro criação do Centro Médico e de Reabilitação que a partir desta data passa a prestar cuidados de saúde, em múltiplas especialidades à População de Machico.

2003 - 1 Setembro é constituída uma sociedade unipessoal com vista à gestão efectiva do Infantário Rainha Santa Isabel agora sobre orientação exclusiva da Misericórdia de Machico.

2012 - 6 de Setembro abertura do Polo Socio Comunitário de Machico