Dia do Idoso (Acção da PSP)

No âmbito das comemorações do dia internacional do idoso, assinalado neste dia 1 de Outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Machico em colaboração com a Policia de Segurança Publica, promoveram uma sessão de esclarecimento e alerta sobre os cuidados a ter em matéria de segurança, tanto dos bens que são pertença do idoso, como dele próprio e da sua integridade física.

Sendo esta população idosa mais vulnerável a situações de roubo e burla revelaram-se da maior importância, todas as recomendações transmitidas pelo dois agentes presentes na sessão. De forma simples e descontraída falou-se dos cuidados a ter, nomeadamente em relação a descuidos que por vezes temos e que levam a situações de roubo ou burla.

Falou-se ainda dos comportamentos que devemos adoptar quando nos ausentamos da nossa residência e alertou-se para o facto de por vezes aparecerem pessoas mal intencionadas que só pretendem obter informações sobre a vida do idoso com o intuito de o enganar ou roubar. Após esta exposição por parte dos agentes, abriu-se espaço ao diálogo e todos tiveram oportunidade de intervir e tirar as suas duvidas. No final houve tempo ainda para reflectirmos, neste dia tão importante, sobre o que é ser idoso.

Desta reflexão surgiram muitos frutos e uma opinião unanime : Ser idoso é saber aceitar os desafios que a vida nos lança, de forma alegre e activa. Por isso devemos manter sempre o nosso espirito jovem. Esta atitude só é possível se nos mantivermos activos e participativos numa sociedade que saiba valorizar toda a nossa sabedoria e experiencia. Para finalizar queremos apenas agradecer toda a disponibilidade, proximidade e simpatia da policia de segurança publica através dos seus agentes, pois é através de iniciativas como esta que os nossos idosos se sentem mais confiantes e seguros. Um bem haja a todos.

Ricardo Sales
Téc. Aux. Acção Social