Sessão de Astronomia - Sala Arco-íris do Infantário Rainha Santa Isabel

No dia 4 de Maio, no Infantário Rainha Santa Isabel, e após dois adiamentos, desta vez tínhamos o tempo favorável para a sessão. Enquanto o Hildegardo Noronha instalava o telescópio Celestron, Fernando Góis providenciava pela organização dos participantes junto deste equipamento e simultaneamente dava início, em linguagem muito simples, a uma breve introdução à astronomia aos adultos presentes, chamando a atenção ainda para as figuras anómalas e muito interessantes que as nuvens nesse dia àquela hora da noite desenhavam no céu, dissipando-se depois.

Projectou-se o início da observação para o planeta Vénus. Contudo, havia uma núvem próxima dele que ora o escondia ora deixava visioná-lo, num vaivém constante, uma espécie de jogo alternado que perturbava uma sessão contínua, razão porque oculamos para a Lua, quase cheia, cujos pormenores deliciaram as crianças na qualidade de participantes mais importantes desta actividade. Foram elas que abriram os trabalhos e com alegria foram dando conta de alguns detalhes da sua superfície, já muito brilhantes, sendo depois enumerados e explicados pelos monitores, incluindo os movimentos, suas fases e influência deste astro na vida da Terra e vice-versa.

Algum tempo depois, a núvem afasta-se de Vénus e dissipa-se por completo deixando caminho livre para observar o planeta na sua plenitude. O crescente que apresentava aos olhos dos observadores suscitou muita curiosidade aos presentes e foi muito citado pelas crianças como sendo parecido com a Lua. Simultaneamente eram-lhes explicados os seus movimentos, características físicas e razões porque apresenta fases semelhantes ao nosso satélite natural.

De seguida, foi a vez de apontar o telescópio para o planeta dos anéis, Saturno, muito deslumbrante aos olhos de que o observava. Foi então tempo de explicar a razão deste lindo cenário apresentado, a sua proximidade à Terra, os seus movimentos, características físicas e porque tem anéis. Terminada esta fase, tentou-se observar um enxame de estrelas, a M13, na constelação de Hércules, aparecendo aos nossos olhos um pouco apagada mas dando para compreender bem este objecto celeste. Porque o brilho da Lua não nos deixava margem para captar outras imagens da esfera celeste, terminámos com a busca da estrela Polar e explicação da sua orientação.

Já cerca das 22h30, alterámos o conteúdo da nossa actividade, dado que foi a vez de sermos convidados para um pequeno lanche reservado a todos os participantes. Um momento feliz para as crianças, seus familiares e educadoras.

A actividade teve a presença de cerca de 65 pessoas, incluindo crianças e adultos.

Monitor responsável: Fernando Góis

Monitor colaborador: Hildegardo Noronha