Projecto Q3 na Santa Casa da Misericórdia de Machico

Teve início a 6 de Dezembro de 2011 o projecto Q3 na Santa Casa da Misericórdia de Machico.

Com o objectivo de qualificar o 3º Sector, o projecto Q3 pretende desenvolver nesta instituição e noutras 16 instituições de solidariedade social, um programa de formação-acção com o objectivo de implementar medidas directas e adaptadas às necessidades específicas, com vista à melhoria global dos serviços prestados à comunidade.

As acções a implementar terão como meta, sobre tudo, a melhoria do desempenho global da instituição nas diferentes valências e garantir mecanismos de sustentabilidade.
Apoiado a 100% pelo programa comunitário RUMOS, o projecto Q3 põe á disposição da instituição cerca de 180 horas de formação e consultoria, sob os temas considerados importantes e prioritários para a melhoria dos serviços.

O Q3 conta com o apoio da AEP, que para além de uma vasta experiência na área, formou para o efeito uma bolsa de consultores e formadores na Região Autónoma da Madeira, de modo a agilizar e operacionalizar todo o programa com uma grande eficiência financeira.

O modelo da AEP conta com três fases distintas que decorrerão ao longo de todo o ano de 2012, começando pelo diagnóstico das necessidades no seio da própria organização. A segunda fase, consistirá na implementação das medidas, através de acções directamente desenhadas para a instituição. Finalmente, e já no final de 2012 o projecto conta avaliar o impacte das acções e planear novas metas para os anos seguintes.

A formação deverá abranger todos os colaboradores da instituição e deverá ir de encontro aos objectivos estratégicos da mesa administrativa e as necessidades específicas dos colaboradores da instituição.