Cerimónia de homenagem ao Sr. Jaquelino

No passado dia 02 de Fevereiro, realizou-se na Misericórdia de Machico, uma cerimónia de homenagem ao Sr. Jaquelino Teles Alves Rolhas, um acontecimento inédito na instituição.

O Sr. Jaquelino, aos 91 anos, realizou o sonho de uma vida, conseguiu concluir o 1º Ciclo do Ensino Básico (antiga 4ª classe).

Nesta homenagem, estiveram presentes o provedor da instituição, Dr. Luís Delgado, o Presidente da Assembleia Geral, Dr. Ricardo Sousa, a sua professora, Sandra Lima, e Joaquim Conde e Luísa Januário, coordenadores do Ensino Recorrente e representantes da Direção Regional de Educação.

O Sr. Jaquelino, pelas vicissitudes da vida, abandonou a escola no momento em que frequentava o 2º ano de escolaridade, sem o concluir, ficando apenas com o 1º ano. Nessa altura, mal sabia ler e escrever. O pouco que aprendeu em criança, o tempo fez esquecer.

Aprendeu a ler e a escrever, mais tarde, ao longo da sua vida pessoal e profissional, recorrendo à ajuda de familiares e amigos.

Assim que chegou à instituição, demonstrou logo interesse pela atividade escolar que a instituição promove e oferece aos seus utentes.
Aqui, desenvolveu algumas competências de que nunca teve oportunidade, nomeadamente a aprendizagens das Novas Tecnologias de Comunicação e Informação, fez progressos muito significativos nas várias áreas do conhecimento e, partilha, com os seus colegas da turma, os seus conhecimentos de Inglês, língua que domina com bastante facilidade, devido à profissão que exerceu na indústria hoteleira.

O Sr. Jaquelino trabalhou como chefe de sala alguns anos em Londres e, nos últimos anos, no Algarve onde viveu a maior parte da sua vida.

Pelo seu espírito jovial, aventureiro e amigo de todos que é, tem sido um exemplo não só para os utentes da instituição, bem como, para os mais novos que com ele diariamente convivem.

A aventura deste aluno exemplar não pára por aqui, pois faz questão de continuar a frequentar as aulas, aprofundando os seus conhecimentos e aumentando o seu saber, pois, para este aluno, o saber não ocupa lugar e, na sua opinião, o homem tem sempre algo mais para aprender.

Parabéns ao Sr. Jaquelino!