Carnaval interinstitucional e intergeracional

No passado dia 4 de Março, a Santa Casa realizou mais um baile de Carnaval interinstitucional com o objectivo de promover o convívio entre os utentes e as instituições.

Este evento contou com a presença do Centro de Convívio do Porto da Cruz, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das preces, Ginásio da Barreirinha e Centro Social e Paroquial de Santo António.

Embora não houvesse uma temática definida, os utentes apresentaram-se vestidos a rigor e com indumentárias muito criativas e originais.

Desta forma, comemorou-se a efeméride com muita música carnavalesca e muita dança ritmada pelos utentes.

Após o baile, e para serem recarregadas as energias, realizou-se um lanche festim e de partilha de iguarias típicas da época.

E assim se deu inicio aos festejos carnavalescos numa tarde de muita convivência e animação.

Aberto o espírito festivo, seguiu-se, no dia 8 de Março, o cortejo de Carnaval na cidade Machico que mais uma vez alcançou a sustentabilidade como um evento cultural.

Este ano, com o tema geral “ Machico Município da Cultura 2011”, a Santa Casa da Misericórdia de Machico saiu à rua a expressar as diversas “Formas de Expressão Cultural”.

Com cerca de uma centena de foliões com idades compreendidas entre os 4 e os 90, a instituição deu cor e movimento à temática através do folclore, pintura, teatro, música e representação.

É de salientar que todos os foliões apresentavam adereços que complementavam as respectivas vestes.

E foi assim que, o que inicialmente parecia uma temática muito complexa, originou um conjunto de cores, formas e movimento que tiveram como principal objectivo transmitir e mostrar o património material e imaterial do concelho de Machico.