Psiquiatria

A prevalência crescente das doenças mentais é hoje uma realidade amplamente aceite. Dados do Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental, publicado em 2013, revelam que, em 2012, em cada 100 portugueses 22,9 tinham uma perturbação psiquiátrica, sendo Portugal um dos países com maior prevalência de perturbações psiquiátricas na Europa.

Atendendo a estes dados é fácil compreender a importância de assegurar uma resposta atempada e organizada a estes doentes, com vista a garantir o melhor prognóstico e evolução possíveis.

A consulta de psiquiatria tem como objetivo a abordagem e tratamento de diversas patologias mentais, das quais se destacam como mais comuns as perturbações do humor e da ansiedade, perturbações psicóticas e quadros demenciais com alterações do comportamento associadas.

A escassez de recursos na área da psiquiatria na região tem estado associada a uma resposta tardia e muitas vezes insuficiente. Por este motivo, a Santa Casa da Misericórdia de Machico abraçou este novo projeto, com o intuito de tentar contribuir para a otimização desta resposta a nível regional.

Mais se informa que além da consulta externa, estará igualmente disponível a observação de doentes internados, uma vez que nestes casos o trabalho em equipa multidisciplinar é fundamental.

Carla Spínola