• Santa Casa da Misericordia de Machico

    Santa Casa da Misericordia de Machico

    Desde 1529 ao Serviço da Comunidade – Trabalhamos a pensar em Si, pela Sua Saúde e Bem-estar
  • Centro De Dia

    Centro De Dia

    Convívio, Segurança, Bem-estar, Acompanhamento
  • Lar Agostinho Cupertino da Câmara

    Lar Agostinho Cupertino da Câmara

    Uma família. Acolhimento, Conforto, Afetos, Qualidade de Vida, Segurança,
  • Centro de Convívio

    Centro de Convívio

    Relações Interpessoais, intercâmbios, atividades, Bem-estar
  • Centro Medico

    Centro Medico

    Consultas médicas de especialidade, Enfermagem permanente, Meios Complementares de diagnóstico e Reabilitação física
  • Infantário Rainha Santa Isabel

    Infantário Rainha Santa Isabel

    Formamos crianças solidárias, participativas, críticas e autónomas
  • Centro Comunitário da Bemposta

    Centro Comunitário da Bemposta

    Integração, desenvolvimento, Formação, Empregabilidade

O Polo Sócio Comunitário do Concelho de Machico, adiante designado por PSCCM, é uma estrutura polivalente que actua com diversas valências num mesmo espaço que, no seu conjunto, visam apoiar indivíduos sociais e economicamente carenciados.

 É um projecto administrado pela Santa Casa da Misericórdia de Machico, em parceria com o Instituto de Segurança Social da Madeira, Câmara Municipal de Machico e Juntas de Freguesia do Concelho de Machico. Conta também com a cooperação do Banco Alimentar da Madeira , Centro de saúde de Machico Cáritas Diocesanas do Funchal e a Portugal Telecom.

Este Projecto encontra-se inserido no Programa de Emergência Alimentar (PEA), cuja responsabilidade é do Instituto de Segurança Social da Madeira que teve a iniciativa de implementá-lo, em Instituições Particulares de Solidariedade Social de cada concelho da RAM.

O PSCCM surge como resposta às necessidades diagnosticadas pelos Parceiros, sendo essas necessidades validadas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira. É visto como uma resposta social desenvolvida em Equipamentos, que consiste no fornecimento de refeições, apoio em géneros alimentares, banho público, lavandaria social, loja social, a famílias/ indivíduos sócio e economicamente desfavorecidos.
Visando promover medidas que consigam atenuar o impacto social da crise e que possam constituir uma «almofada social» que amortece para muitos, as dificuldades que agora atravessam. Como resposta a esta problemática a Santa Casa da Misericórdia de Machico decidiu promover o projecto PSCMM em conjunto com as entidades atrás designadas.

Os objectivos do PSCCM são:

  • Proporcionar à população carenciada e em situação de pobreza extrema, respostas ao nível de bens de primeira necessidade, a alimentação;
  • Exclusão vs Inclusão;
  • Sinalizar e diagnosticar situações de carência, tendo em vista o encaminhamento das mesmas;
  • Organizar atividades que sejam pertinentes ao bom funcionamento de todas as valências do PSCCM;
  • Implementar mecanismos que promovam a melhoria contínua do PSCCM.

O PEA destina-se em especial a agregados com baixo rendimentos, famílias em que o fenómeno do desemprego é patente, famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado do trabalho. Estes agregados não poderão usufruir de outro apoio do mesmo tipo.

O PSCCM poderá ser utilizada por outras pessoas e/ou entidades, com a devida autorização da Santa Casa da Misericórdia de Machico, ISSM e das entidades intervenientes, desde que tal não prejudique a utilização por parte dos utentes e desde que os meios humanos e a sua capacidade o permitam. Esta utilização será feita através da concertação prévia com os responsáveis pela gestão do PSCCM.