XI Congresso Insular Das Misericórdias dos Açores e da Madeira

Entre os dias 1 e 4 de Setembro de 2011 realizou-se nos Açores, ilha de S. Jorge, o XI Congresso Insular das Misericórdias. Este ano, o tema escolhido para dar o mote aos trabalhos deste encontro das Misericórdias da Madeira e dos Açores foi "Voluntariado com Coração". Uma temática pertinente e actual, quando se assinala, este ano, o ano europeu do voluntariado.

Esta iniciativa, envolveu cerca de 150 participantes oriundos de ambos os arquipélagos, que tiveram oportunidade de assistir à apresentação e discussão de várias questões associadas a esta temática, através da constituição de três painéis a saber: Misericórdias - 500 anos de Voluntariado; Ordem Jurídica das Misericórdias e Enquadramento Jurídico do Voluntariado; Voluntariado de Coração.

Durante estes 4 dias em que decorreu o congresso foi possível abordar e aprofundar as questões associadas à acção voluntaria e daí retirar diversas conclusões que remetem para a necessidade das instituições repensarem a sua actuação à luz de novos pressupostos do voluntariado organizado.

Neste congresso a Santa Casa da Misericórdia de Machico esteve representada pelo Sr. Provedor, Luís Carlos Araújo Delgado, e a Dra. Nélia Martins, elementos, também eles voluntários, que fazem parte da Mesa Administrativa desta Instituição.