Mercado Quinhentista

No inicio do mês de Junho realizou-se a VIª edição do Mercado Quinhentista da Cidade de Machico, este ano organizado pela Escola Básica e Secundaria de Machico e pela Câmara Municipal local, cujo tema desta edição foi “O Açúcar e o Brasil”.

A Misericórdia de Machico participou pela segunda vez com a valência de lar e centro de dia, e pela terceira vez com o Centro Comunitário da Bemposta, neste evento que é, a cada ano que passa, um cartaz cultural cada vez maior e mais importante para a cidade.

Vestidas a rigor as crianças do centro comunitário, alguns funcionários e idosos da Instituição, marcaram presença com duas bancas de venda. Uma dedicada aos vimes e outra dedicada aos jogos.

Cestos de todas as formas e tamanhos, elaborados no local por um dos nossos utentes; bancos tradicionais de madeira; porta-chaves e baús pirogravados; escudos; espadas e outros jogos fizeram parte dos artigos a comercializar nas nossas bancas.

O primeiro dia teve como tema “O ciclo do Açúcar”, sendo que a abertura oficial do Mercado Quinhentista 2011 contou com a leitura do Auto do Mercado, seguido de animação, como a dança, a presença dos Saltimbancos e jogos. Ao cair da noite realizou-se um cortejo com inicio no Largo dos Milagres e com direcção ao Forte de Nossa Senhora do Amparo.

No segundo e último dia deste evento cultural, o ponto alto deu-se com a sempre espectacular chegada da nau de Santa Maria vinda de Terras de Vera Cruz.

Seguiram-se, assim, várias animações e uma missa em Latim que se realizou na Igreja Matriz. À noite deu-se o “manjar dos Bandeirantes, que teve lugar no Forte de Nossa Senhora do Amparo. O evento encerrou em grande com os “Ritos e Feitiços de além-mar.

Em suma, uma experiência enriquecedora e a repetir, já no próximo ano.