O Centro Comunitário da Bemposta está situado na freguesia da Água de Pena é composto por 66 famílias, distribuídos por 11 blocos sendo constituído por fogos de tipologia T2 e T3, residem neste bairro um 200 pessoas aproximadamente.
De forma a garantir a continuidade das actividades anteriormente desenvolvidas no Projecto de Luta Contra a Pobreza “Lembrar a Bemposta” foi criada em Abril de 2006, através do estabelecimento de um protocolo com o Centro de Segurança Social da Madeira, uma nova valência, o Centro Comunitário da Bemposta.
Centro Comunitário da Bemposta dispõe de um ATL, de um gabinete de Apoio à População, cujas áreas de intervenção são a educação, a saúde, a formação, o emprego, acompanhamento de utentes com dificuldades de mobilidade a diversos serviços e/ou entidades.
Deparamos que, neste Complexo na sua maioria apresenta uma população jovem com fracos recursos económicos causados por uma multiplicidade de factores tais como: baixo nível de instrução, fracas qualificações profissionais, falta de formação de base, deficiente gestão do orçamento familiar, alcoolismos e toxicodependência. Evidencia-se também problemas inerentes à ausência de estilos de vida saudáveis, às fracas relações de vizinhança, à falta de preservação dos espaços colectivos, ao quotidiano que se processa frequentemente ao ar livre, conferindo à vida pessoal e familiar um carácter eminentemente público.
O Complexo Habitacional da Bemposta encontra-se isolado da zona urbana, contudo nas imediações encontra-se cafés, restaurantes e uma rede de transportes públicos que passa à entrada do complexo. O transporte de pão e de peixe passa diariamente pelo interior do complexo para distribuição da população interessada.
Relativamente ao ATL – “ Os Amiguinhos”, este espaço pretende estimular o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social das crianças/jovens, através de um conjunto de actividades grupais, adaptadas às suas necessidades. O ATL abrange em média 40 crianças/ jovens, com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos. Dada a existência da escola a tempo inteiro, o ATL abrange uma média diária de 10 crianças, aumentado consideravelmente a frequência de 27 crianças/jovens aos sábados e em período de férias escolares.
O Centro Comunitário pretende continuar a cultivar um bom envolvimento dos parceiros como o são a Santa Casa Misericórdia Machico, o Centro de Saúde de Machico, a Câmara Municipal de Machico, a Casa do Povo de Água de Pena, a Delegação Escolar de Machico, Investimentos Habitacionais da Madeira, o Serviço Regional de Toxicodependência e a Junta de Freguesia de Água de Pena. Sendo vital que continuem a dar o seu contributo para o combate e erradicação das problemáticas instaladas no Bairro da Bemposta.
Objectivos e Estratégias
Objectivos do Centro Comunitário:
- Potenciar modelos de participação da população assumindo-se como agente de mudança e desenvolvimento local;
- Criar condições para o estabelecimento de relações de convivência enriquecedoras e positivas;
- Elevar o nível geral de vida da população residente nesta área, que passa pela promoção ao nível da educação, formação, emprego saúde e habitação;
- Prevenir a existência de comunidades marginalizadas, segregadas e estigmatizadas socialmente;
- Promover a integração económica e social dos grupos mais desfavorecidos desta comunidade;
- Promover, Operacionalizar a Valorização do Potencial Humano e Coesão Social do Bairro da Bemposta.
Estratégias de intervenção:
As estratégias baseiam-se na concretização destes objectivos, que só será exequível através da implementação de uma estratégia global de promoção socioeconómica e cultural, focando aspectos mais específicos relacionados com a autonomia económica e com a mudança de comportamentos e mentalidades. No fundo uma abordagem pluridimensional da situação, assente nas seguintes acções:
- Acções de informação sobre os direitos sociais conducentes ao real exercício de cidadania;
- Acções de sensibilização junto dos adultos para a necessidade de educação / instrução das crianças e da sua inserção na escola;
- Acções de informação e divulgação dos recursos existentes para o fomento de actividades económicas;
- Acções de educação e formação;
- Avaliações periódicas e globalizantes;
- Divulgação, análise e reformulação das estratégias adoptadas na prossecução dos objectivos propostos.
-
- Apoio na execução de actividades escolares;
- Concursos de leitura;
- Dinamização da biblioteca existente/ criação de hábitos de leitura;
- Prestação de refeições às crianças;
- Acções de sensibilização junto das camadas mais jovens, direccionadas para a Prevenção de fenómenos sociais de risco, solidariedade e cidadania;
- Actividades inter-geracionais e intercâmbios com outras instituições;
- Realização de festas, convívios, passeios, visitas de estudo, cinema e peças de teatro;
- Visitas Domiciliárias, Atendimento e Encaminhamento Social;
- Ajuda alimentar às famílias carenciadas do bairro.
-
- Inscrição
Documentos Necessários:
- Bilhete de Identidade da Criança e do Encarregado de Educação ou Cartão de Cidadão;
- Certidão de Nascimento caso a Criança não possua o BI, ou Cartão de Cidadão;
- Número de identificação da Segurança Social de ambos os progenitores.
- Cartão de Utente do Sistema Regional de Saúde da criança.
-
Condições Gerais
As crianças deverão ser admitidas respeitando os seguintes critérios:
1. Valência ATL “Os Amiguinhos”, com idade correspondente à idade legal de ingresso oficial no 1º Ciclo do Ensino Básico e o seu terminus.
2. Poderão ser apreciados Casos Excepcionais, todos aqueles que sejam apoiados pelo Centro de Segurança Social da Madeira, ou todos aqueles em que se verifique a necessidade de atender as carências, ou défice no grau de desenvolvimento da criança, devidamente comprovada e apoiada por alguma Equipa Especializada.
3. As Inscrições decorrem durante o primeiro trimestre do ano, no entanto elas mantem-se abertas, considerando situações excepcionais de mobilidade e ingresso de novos moradores no Complexo Habitacional da Bemposta.
As inscrições e a frequência do ATL são totalmente gratuitas.
- Inscrição