O Polo Sócio Comunitário do Concelho de Machico, adiante designado por PSCCM, é uma estrutura polivalente que actua com diversas valências num mesmo espaço que, no seu conjunto, visam apoiar indivíduos sociais e economicamente carenciados.
É um projecto administrado pela Santa Casa da Misericórdia de Machico, em parceria com o Instituto de Segurança Social da Madeira, Câmara Municipal de Machico e Juntas de Freguesia do Concelho de Machico. Conta também com a cooperação do Banco Alimentar da Madeira , Centro de saúde de Machico Cáritas Diocesanas do Funchal e a Portugal Telecom.
Este Projecto encontra-se inserido no Programa de Emergência Alimentar (PEA), cuja responsabilidade é do Instituto de Segurança Social da Madeira que teve a iniciativa de implementá-lo, em Instituições Particulares de Solidariedade Social de cada concelho da RAM.
O PSCCM surge como resposta às necessidades diagnosticadas pelos Parceiros, sendo essas necessidades validadas pelo Instituto de Segurança Social da Madeira. É visto como uma resposta social desenvolvida em Equipamentos, que consiste no fornecimento de refeições, apoio em géneros alimentares, banho público, lavandaria social, loja social, a famílias/ indivíduos sócio e economicamente desfavorecidos.
Visando promover medidas que consigam atenuar o impacto social da crise e que possam constituir uma «almofada social» que amortece para muitos, as dificuldades que agora atravessam. Como resposta a esta problemática a Santa Casa da Misericórdia de Machico decidiu promover o projecto PSCMM em conjunto com as entidades atrás designadas.
Os objectivos do PSCCM são:
- Proporcionar à população carenciada e em situação de pobreza extrema, respostas ao nível de bens de primeira necessidade, a alimentação;
- Exclusão vs Inclusão;
- Sinalizar e diagnosticar situações de carência, tendo em vista o encaminhamento das mesmas;
- Organizar atividades que sejam pertinentes ao bom funcionamento de todas as valências do PSCCM;
- Implementar mecanismos que promovam a melhoria contínua do PSCCM.
O PEA destina-se em especial a agregados com baixo rendimentos, famílias em que o fenómeno do desemprego é patente, famílias com filhos a cargo, pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade em ingressar no mercado do trabalho. Estes agregados não poderão usufruir de outro apoio do mesmo tipo.
O PSCCM poderá ser utilizada por outras pessoas e/ou entidades, com a devida autorização da Santa Casa da Misericórdia de Machico, ISSM e das entidades intervenientes, desde que tal não prejudique a utilização por parte dos utentes e desde que os meios humanos e a sua capacidade o permitam. Esta utilização será feita através da concertação prévia com os responsáveis pela gestão do PSCCM.